Instituto Incluso comemora sucesso do Projeto Circuito Junino de Conquista, realizado com apoio da Sufotur.

O Instituto Conquistense de Inclusão Social – INCLUSO realizou de 20 a 29 de junho de 2025 o projeto Circuito Junino de Conquista, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Sufotur, por meio de emendas impositivas dos deputados José Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal).

O projeto apoiou mais de 30 eventos em bairros e zona rural de Vitória da Conquista – Ba. Reunindo mais de 35 mil pessoas, fomentando e mantendo o turismo local, interno e externo, além de manter vivas e em plena atividade as manifestações culturais de nossas comunidades, que tem o São João como um grande momento cultural. Povoados e distritos da zona rural, que recebem visitantes em férias, em visitas a familiares ou que buscam, neste período, festas características do interior com músicas, comidas típicas as tradicionais fogueiras, pau de sebo e outras manifestações juninas, receberam apoio para estrutura, caracterização, sonorização, contratação de artistas, bandas e trios juninos, fortalecendo essa cultura, bem como impulsionando o comercio e turismo local.

Todas as festividades foram realizadas em ruas e praças garantido o acesso livre e gratuito. Também receberam apoios um grande número de eventos realizados na zona urbana da cidade, onde é mantida uma tradição de muitas décadas dos barracões em ruas e praças. Tiveram apoio festividades de vários tamanhos, desde os “arraiás” de rua, como festas maiores de todo um povoado ou bairro da cidade.

O clima frio, tão marcante na cidade, principalmente nesse período do ano, foi aquecido pelas belíssimas festas, pela alegria junina, pelos fogos e quentões, e pelo calor humano, das quadrilhas juninas, nas danças do xaxado, arrasta pé e todos os ritmos do forró. Vale destacar a mobilização das comunidades, que enfeitaram com bandeirola e balões e que garantiram muita animação aos festejos juninos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *